7 dicas para reduzir sua vontade de comer doces

Eu vou te entregar aqui, 7 segredos para reduzir sua vontade de comer doces e com isso conseguir melhorar sua estética e sua saúde.

Uma das maiores dificuldades entre as pessoas que me procuram no consultório é a vontade quase que incontrolável de comer doces. Apesar de os homens também sofrerem com isso o gênero mais afetado por essa vontade são as mulheres e isso se deve muito ao seu ciclo menstrual.

Fique tranquila (o) que irei abordar algumas condutas que com certeza irão te ajudar muito a reduzir essa vontade de comer doces.

Dica n.º 1 – Evite ficar em restrição alimentar

Ficar longo períodos sem se alimentar irão com certeza aumentar sua vontade por doces. Evite pular refeições e tenha uma alimentação bem fracionada ao longo do dia.

Dica n.º 2 – Sono

Um sono inadequado pode gerar uma vontade aumentada na ingestão de calorias, principalmente calorias de rápida absorção como é o caso dos doces. Durma pelo menos 7 horas por noite. O sono desregulado aumenta um hormônio chamado grelina que é responsável pela fome e reduz outro hormônio chamado leptina que tem como uma de suas funções regular a saciedade. É como se o seu metabolismo quisesse compensar uma noite mal dormida com calorias.

Dica n.º 3 – Fome Emocional

Se você tem muita vontade de comer doces possivelmente seja uma fome emocional. Isso é uma necessidade de recompensa. Praticar exercícios físicos libera catecolaminas (adrenalina/noradrenalina) que reduzem essa necessidade de recompensa.

Dica n.º 4 – Verifique sua tireoide

Procure um endocrinologista, converse sobre sua vontade excessiva de comer doces e solicite fazer um checkup para verificar como está sua tireóide. Pacientes com hipotireoidismo apresentam um comportamento chamado de “sugar craving” que nada mais é do que a vontade de comer doces. Isso é possível verificar através do exame de TSH.

Dica n.º 5 – Anticoncepcional e TPM

Essa é exclusivamente para a mulherada. O uso de anticoncepcional eleva a progesterona que pode estar baixando os demais hormônios do seu corpo e o seu cérebro pode assimilar isso como falta de energia tentando compensar através do consumo calórico. Algo parecido acontece na TPM quando a progesterona também está alta. Converse com seu ginecologista.

Dica n.º 6 – Medicamentos antidepressivos

Alguns medicamentos para tratamentos de patologias psiquiátricas tem como efeito colateral aumentar o apetite principalmente por doces. Caso você faça o uso de algum desses medicamentos leia a bula e consulte o seu psiquiatra.

Dica n.º 7 – Testosterona baixa

Essa vai para os homens. Nos homens quando o hormônio testosterona está muito baixo pode ocorrer uma vontade excessiva por consumo de doces com a ideia de compensar a falta de energia. Em caso de suspeita procure um endocrinologista e faça um checkup hormonal.

Mas então o ideal é nunca comer doces?

Comer doces esporadicamente não é um problema. Quando você está com um metabolismo regulado e consciente de todas ações que está cometendo você não irá sair comendo doces deliberadamente. Agora se isso acontecer, siga as 7 dicas acima.

E ae, foi útil pra vc esta informação? Me conte nos comentários 👇

Compartilhe este post:

Leia Também

Nutrição inteligente e eficiente.
Sem complicações

Nutricionista em Porto Alegre Vinícius Neto – Emagrecimento & Hipertrofia
© 2023 – Todos os direitos reservados. Porto Alegre, RS.

Desenvolvido por Webgrowz